Sustentabilidade: por que o aço inox é sustentável?

Sustentabilidade, reutilização ou reciclagem: você provavelmente ouve um desses termos o tempo todo, seja na televisão, na rua ou na internet. Mas o que isso tem a ver com o uso sustentável do aço inox? 

O aço inoxidável tem um papel importante a desempenhar no desenvolvimento sustentável de várias maneiras. E esse será o tema do nosso post a seguir! 

Nesta Era de ecologia e sustentabilidade, às vezes é difícil mobiliar, decorar ou simplesmente organizar o seu local de residência sem usar materiais poluentes ou plástico, por exemplo. 

Então, como você combina design e respeito e sustentabilidade? O aço inoxidável é a solução.  

O aço inoxidável tem muitas qualidades, que – depois de ler este artigo – vão te dar vontade de repaginar o seu ambiente.  

Composto por ferro, níquel e cromo, esse material é uma liga sólida que além de embelezar o ambiente, não enferruja e é sustentável. 

Gostaria de saber mais sobre esse assunto? Então, acompanhe o post a seguir! 

A reciclagem do aço inox 

Em primeiro lugar, você deve saber que o aço inoxidável é 100% reciclável.  

Depois de reciclado, ele mantém todas as suas propriedades. Portanto, é uma opção excelente para pessoas que se importam com o meio ambiente! 

Hoje em dia, muitas empresas, principalmente no setor da construção, reciclam resíduos metálicos em centros de tratamento.  

Posteriormente, eles são utilizados na fabricação de diversas peças utilizadas no dia a dia, além de elementos estruturais de edifícios.  

As maçanetas que você toca ao chegar ao trabalho provavelmente já são recicladas e feitas de aço inox. Portanto, acabam sendo uma solução sustentável também! 

Reciclar metais é um gesto importante para o planeta, pois processá-los envolve o uso de muita energia.  

O aço inox até pode enferrujar, mas isso é extremamente difícil de acontecer 

Uma das principais propriedades do aço inox é o fato de ele não enferrujar (extremamente difícil de isso acontecer).  

É por isso que o aço inoxidável 316 é muito usado em ambientes sanitários, regiões próximas ao mar ou em produção de peças para o setor da agroindústria.  

A superfície não retém bactérias e, portanto, protege contra germes que podem se desenvolver em locais como hospitais. 

Além disso, o aço inox pode ser usado tanto em ambientes externos quanto internos. 

Muitas pessoas usam o aço inox para equipar suas cozinhas, de forma a aliar estética e ecologia.  

A cor deste material permite que seja associada a qualquer tipo de decoração e, assim, as peças dão um aspecto moderno e requintado. 

O aço é usado dessa forma há quanto tempo? 

O aço não é um material “novo” na utilização da indústria.  

Ampliado ao longo do século XIX com a Revolução Industrial, o uso do aço perdura até hoje, permanecendo como um dos materiais de construção mais utilizados pelos países desenvolvidos.  

E, ao contrário do concreto (utilizado na construção) que não se desenvolveu de forma sustentável, o mesmo não aconteceu com o aço.  

Na verdade, o aço possui excelentes propriedades em termos de desenvolvimento sustentável, tornando-se um excelente eco material. 

O aço é um elemento predominante na construção.  

Só para você ter uma ideia, mais de 60% do aço são usados pelos países mais industrializados, incluindo quase toda a Europa, Estados Unidos e Japão.  

Após a crise de 2008, por conta do uso frequente por vários países, o preço do aço foi um dos únicos que se manteve estável. 

E claro, isso teve uma influência grande na produção de aço inox! 

Isso ocorre porque o aço tem motivos sólidos para atrair os principais países industrializados. 

Sendo uma liga composta principalmente por ferro, o aço é um material extremamente resistente, capaz de suportar altas cargas, o que permite também economia de espaço.  

Muito maleável, ele é fácil de trabalhar e combina facilmente com outros materiais.  

A adição de ligas anticorrosivas também garante uma longevidade muito maior, tornando o aço inoxidável.  

Portanto, é muito utilizado para a estrutura de edifícios e reforço de concreto. 

Sem contar que o aço apresenta poucas restrições ambientais. Afinal, ele não consome água nas obras e gera poucos transtornos. 

Além disso, a sua alta longevidade garante aos edifícios o desenvolvimento sustentável.  

E, por fim, o aço inox tem a vantagem de ser 100% reciclável. 

E por que não construir uma casa com aço inox? 

Se o aço, como material principal, costuma ser associado a edifícios comerciais e grandes obras, também é muito usado na construção de residências.  

aço inoxAs casas de aço estão na moda nos últimos anos, surgindo tanto na necessidade de desenvolvimento sustentável quanto nas vantagens oferecidas pelo aço. 

Além disso, o aço mistura-se facilmente com outros materiais, como os que formam o revestimento exterior (gesso, alumínio, madeira, parede verde, etc.). 

E, por fim, serve como isolamento térmico e acústico! 

Como você viu no post acima, utilizar o aço inox não apenas para decorar, mas também para construir, é uma excelente solução ecológica.  

Nós da Oficinox nos importamos também!  

Por isso, se você tem algum projeto sustentável para desenvolver, entre em contato com a nossa equipe para fazer o seu orçamento! 

Deixe um comentário