aço inox

10 Propriedades do aço inox que você deve conhecer!

O aço inox é, sem dúvida, um dos materiais mais utilizados no mundo por diversas indústrias. 

Sua aplicabilidade é tão ampla, que sem esse material, provavelmente grande parte dos objetos da sua casa ou de estabelecimentos comerciais sumiria. 

Pensando nisso, preparamos um post para falar um pouco mais sobre as principais propriedades do aço inox que você ainda não deve conhecer. 

Gostaria de saber mais sobre o assunto? Confira o post abaixo! 

1- Limite de elasticidade do aço inox

Dependendo do tipo, o aço inoxidável pode apresentar alta resistência e baixo alongamento ou propriedades de baixa resistência e alto alongamento.  

Eles se comparam muito bem aos aços carbono em termos de resistência ao escoamento. 

2- Resistência a altas temperaturas 

O aço inoxidável tem um desempenho comparativamente melhor do que outros aços carbono em temperaturas mais altas.  

Apresenta melhor resistência ao fogo devido ao seu alto fator de retenção de resistência em altas temperaturas (acima de 500 ° C). Ele também tem um fator de retenção de rigidez melhor do que o aço carbono acima de 300 ° C. 

3- Resistência à tração do aço inox

Quando se trata de resistência à tração, o aço inoxidável é superior a materiais como alumínio, latão e aço carbono. 

aço inoxA maior resistência à tração é observada no endurecimento por precipitação e graus martensíticos.  

Esses tipos podem ter resistência à tração duas vezes mais alta que os tipos 304 e 316.  

4- Resistência criogênica 

Certos tipos de aço inoxidável são extremamente bons para lidar com uma ampla faixa de temperatura.  

Os aços austeníticos apresentam maior resistência à tração em temperaturas abaixo de zero. Isso amplia as possibilidades de seu uso, abrindo caminhos novos para aplicações modernas. 

Por outro lado, ferrita, martensítico e graus de endurecimento por precipitação não são tão bons em temperaturas criogênicas, pois sua tenacidade diminui com a queda das temperaturas. 

5- Ductilidade do aço inox

A ductilidade de diferentes graus de aço inoxidável pode ser significativamente diferente. Alguns tipos têm alta ductilidade, permitindo o uso de processos de estampagem intensivos. 

6- Maior taxa de endurecimento por deformação 

Esta propriedade refere-se à capacidade de um metal de aumentar sua resistência por processos de trabalho a frio. Os aços inoxidáveis podem ser reciclados e trabalhados a frio para manipular sua resistência ao nível desejado. 

Isso significa que a mesma classe pode ser usada em várias aplicações, variando sua resistência. Por exemplo, o mesmo tipo pode ser usado como uma mola ou arame dobrável por recozimento e trabalho a frio. 

7- Condutividade elétrica e magnetismo 

Como todos os metais, o aço inoxidável conduz eletricidade. No entanto, essa condutividade é extremamente baixa como no caso de todos os aços. 

Em indústrias onde os padrões de higiene são altos ou onde o dispositivo elétrico pode estar sujeito a ambientes corrosivos ou úmidos, gabinetes de aço inoxidável são usados para proteção. 

Os aços inoxidáveis austeníticos não são magnéticos, entretanto, o trabalho a frio pode ser usado para induzir propriedades magnéticas em certos graus. Todos os outros tipos exibem propriedades magnéticas. 

8- Alta resistência à oxidação do aço inox

Essa propriedade distinta do aço inoxidável é responsável por suas muitas aplicações exclusivas na indústria. A alta resistência à oxidação é resultado do cromo presente no aço inoxidável. A porcentagem de cromo pode chegar a 26% em alguns casos. 

Outros metais podem ser protegidos com tintas e revestimentos anticorrosivos, mas assim que se desgastam, a corrosão começa.  

Como escolher o Aco Inox ideal 1 10 Propriedades do aço inox que você deve conhecer!

No caso do aço inoxidável, qualquer remoção da camada natural de óxido de cromo devido a danos na superfície é seguida pela formação de uma nova camada na superfície exposta que evita a deterioração por corrosão. 

9- Biologicamente inerte 

O aço inoxidável é biologicamente inerte, tornando-o uma escolha ideal para equipamentos médicos, como ferramentas cirúrgicas. Esta propriedade também o torna um metal ideal para talheres e utensílios de cozinha. 

10- Resistência a ácidos, bases e matéria orgânica 

O aço inoxidável é resistente a uma ampla gama de compostos. É resistente a ácidos, bases e compostos orgânicos.  

A resistência aos ácidos varia entre os graus. Alguns graus podem suportar ácidos altamente concentrados, enquanto outros podem suportar apenas baixas concentrações. 

Isso torna o aço inoxidável um material muito adequado para uso nas indústrias químicas para armazenamento, manuseio e outros processos. 

O aço inoxidável também é facilmente resistente à umidade, sal, enxofre, dióxido de carbono e cloretos. Isso o ajuda a sobreviver em vários ambientes hostis por um período mais longo do que a maioria dos outros metais. 

Conclusão: o aço inox é um dos principais componentes da indústria hoje em dia, e sem ele, muitas coisas ou não existiriam ou precisariam passar por um processo de reformulação totalmente novo! 

Gostou de saber mais sobre as 10 principais propriedades do aço inox? 

Então, deixe o seu comentário abaixo, e compartilhe esse post em suas redes sociais! 

  

  

  

  

  

  

  

  

  

Deixe um comentário

5 × três =