O grau 430 é um dos aços inoxidáveis mais usados com propriedades magnéticas. O tipo 304 é o mais usado de todos os aços inoxidáveis com propriedades não magnéticas.
A composição do 430 inclui carbono, manganês, silício, fósforo, enxofre, até 18% de cromo e ferro na composição com menos de 1% de níquel.
O 304 possui 8% de níquel na composição com 18% de cromo, carbono, manganês, silício, fósforo, enxofre, nitrogênio e ferro. Esta composição química fornece aos materiais 304 uma resistência ao escoamento mínima de 215MPa e uma resistência à tração mínima de 505MPa.
Usinabilidade do aço inoxidável 430 e 304
O material 430 é altamente usinável em comparação com o aço inoxidável 304. A falta de níquel também proporciona maior ductilidade ao material 430. Ele pode ser usinado com velocidades mais rápidas do que o material 304.
O material 430 também é usado em aplicações de grau alimentício. O material 304 é usado da mesma forma em churrascos e churrasqueiras, mas a resistência à corrosão do 304 é maior do que a do 430.
O material 430 é resistente a componentes de ácido nítrico, mas tem menos resistência à corrosão que outros agentes corrosivos. O material 304 tem uma resistência geral à corrosão para a maioria dos agentes redutores e oxidantes, incluindo ácidos suaves.
Propriedades Magnéticas Do Aço Inoxidável 304 E 430
O material 430 é ferrítico e magnético. Ele pode ser desmagnetizado facilmente, por isso é classificado como um material ferrítico macio. O material 304 é austenítico e não magnético.
As naturezas magnética e não magnética desses materiais são úteis no tratamento de campos elétricos e magnéticos. Tratamento térmico, endurecimento por calor ou temperaturas elevadas podem afetar as propriedades magnéticas do material 430, mas não do material 304; ele sempre permanece não magnético.
Preço Do Aço Inoxidável 430 Vs 304
A avaliação 304 é normalmente mais cara do que a avaliação 430 por dois motivos. Um, o material 304 tem maior teor de níquel. O níquel sendo um material caro, o 304 se torna mais caro do que o material 430.
A segunda razão é o amplo uso ou semelhança dos materiais. 304 é o mais amplamente utilizado de todos os tipos de aço inoxidável. Isso o torna exigente para o preço também. No entanto, existem versões caras do 430 com pequenas variações de composição, mas ainda assim, o 304 é o mais caro dos dois.
Soldabilidade de aço inoxidável 304 Vs 430
O material 430 pode ser facilmente soldado, usinado e formado, pois tem baixo teor de níquel. O material 304 é mais duro do que 430 e é mais difícil de soldar e formar em comparação com o material 430.
O 430 também é um material endurecível por deformação; o que significa que pode ser tratado termicamente após a soldagem para permitir maior resistência.
O 304 não pode ser tratado termicamente para melhorar a resistência. No entanto, certos métodos de tratamento térmico podem melhorar a dureza do material 304.
Por que 304 e 430 são usados para churrascos?
O aço é valorizado por sua resistência e propriedades mecânicas. É criado quando o ferro é misturado ao carbono.
Os aços inoxidáveis também incluem cromo, que fornece uma camada protetora de superfície, em um processo denominado” passivação “. A passivação ajuda a manter o acabamento prateado e brilhante do aço inoxidável.
A proporção desses elementos, bem como adições à mistura como molibdênio, níquel ou cobre, alteram as propriedades mecânicas do metal.
O aço inoxidável 304 é a liga comercial mais comum. Também é conhecido como 18/8 porque contém cerca de 18% de cromo e 8% de níquel. O aço inoxidável 430 é mais barato porque não contém níquel.
Essas duas ligas são escolhidas para grelhados e churrascos por alguns motivos. Ambos são seguros para alimentos devido à sua resistência à corrosão: em ambientes ácidos, o 430 é ligeiramente mais vulnerável à corrosão, mas apenas com exposição prolongada.
Ambas as ligas resistem à ferrugem nas condições úmidas que podem ser encontradas em um pátio de quintal.
É importante ressaltar que ambos são duráveis nas temperaturas envolvidas na preparação dos alimentos.
Essas ligas também são escolhidas pelos fabricantes por serem fáceis de trabalhar. O metalúrgico avaliando um projeto de churrasco vai olhar para os pontos fortes e fracos dessas ligas que ajudarão a determinar a facilidade de produção.
Quais são as diferenças entre o aço inoxidável 304 e 430?
A adição de níquel ao inox 304 significa que ele preserva uma molécula “austenítica”, comum no aço fundido, quando está em temperatura ambiente.
Esta microestrutura produz as propriedades do material do 304. Os materiais austeníticos são moldáveis, soldáveis, resilientes mesmo em temperaturas criogênicas e são altamente resistentes à corrosão.
Em comparação, a série 400 de aços inoxidáveis são todos ferríticos. Eles são menos deformáveis, menos soldáveis e não funcionam bem em temperaturas criogênicas. Ainda assim, alguns tipos, como o 430, têm excelente resistência à corrosão e são muito tolerantes ao calor.