Um corrimão guarda-corpo é uma estrutura que oferece proteção, dá estabilidade e decora o ambiente. Por isso, escolher o modelo ideal requer que você saiba adaptar os diferentes modelos ao projeto arquitetônico da construção.
Para falar melhor sobre isto, nesta publicação vou explicar em detalhes o que, afinal de contas, é um guarda-corpo. Além disso, vou mostrar quais tipos de corrimão guarda-corpo existem e como escolher. Não deixe de ler!
O que é um guarda-corpo?
Um guarda-corpo é, antes de mais nada, um tipo de proteção à meia altura muito utilizada em construções. Ela é muito vista não somente em corrimões, como também em outras estruturas: varandas, terraços, balcões, vãos, etc.
Ou seja, isto significa que o guarda-corpo tem o objetivo fundamental de dar segurança às pessoas. Embora ele seja aplicado a diferentes estruturas, a finalidade é sempre esta, independentemente de onde for.
Pense, por exemplo, no caso de um corrimão guarda-corpo. Neste caso, tem-se uma estrutura de proteção que acompanha toda a escada, por exemplo. Além disso, serve de apoio e acessibilidade para as pessoas que subam ou desçam os degraus.
A título de curiosidade, vale a pena observar que os guarda-corpos são históricos, e tem sua origem datada de muitos séculos atrás. No início, contudo, a principal utilização era nas áreas militares e navais, para a proteção dos soldados.
Com o tempo, porém, ela foi se tornando cada vez mais arquitetônica em todo tipo de projeto. E a época que naturalizou isto foi a Renascença, entre os séculos XIV e XVI.
A partir de então, os guarda-corpos começaram a ser utilizados em quase todos os tipos de construção. Além de dar segurança e ter funcionalidade, a finalidade era oferecer também um caráter decorativo às construções.
Com relação às dimensões do guarda-corpo, existem algumas que são padronizadas. Pode existir alguma variância, mas em geral é da seguinte forma:
- É requerido um mínimo de 1,05 m em corredores, mezaninos e afins
- Em estruturas de interior, como as escadas, esta medida pode cair para cerca de 0,9 m
- O diâmetro normalmente tem cerca de 0,15 m
Para que serve
Como ficou exposto acima, a principal finalidade de estruturas como um corrimão guarda-copo é garantir a proteção das pessoas que por ali passam. No entanto, este não é o único motivo para o qual eles servem.
Hoje em dia (e desde a época do Renascimento, como vimos antes), eles são importantes elementos funcionais e decorativos também. Por isso, ao escolher o guarda-copo ideal você deve prezar igualmente pelo aspecto estético.
Atualmente, existem alguns modelos distintos e que podem combinar mais com diferentes tipos de construção. Em geral, para corrimões, por exemplo, guarda-corpos de aço inox são bastante valorizados.
Sendo assim, há uma variedade de modelos que podem ser escolhidos. Para saber mais sobre isso, siga lendo na próxima seção, em que detalharei especificamente os tipos de corrimão guarda-corpo.
Tipos de corrimão guarda-corpo
Como foi dito, existem diferentes tipos de corrimão guarda-corpo. Cada um combina melhor com diferentes estruturas arquitetônicas, de modo que é aconselhável escolher o melhor para cada obra.
- Corrimão guarda-corpo convencional
O primeiro modelo é o corrimão guarda-corpo de um modelo mais tradicional. Ele é simples em termos de estrutura e combina com qualquer tipo de rampa, escada ou patamar. Por isso, é um dos mais utilizados em construções de todo tipo.
- Corrimão guarda-corpo de vidro
O segundo modelo de corrimão guarda-corpo é o de vidro, que é um pouco mais trabalhado. Ele fornece um aspecto diferenciado e pode combinar com construções que tenham outras estruturas em vidro.
- Corrimão guarda-corpo espiral
Por fim, fabricado em aço inox tubular, temos o guarda-corpo espiral, que é um corrimão diferenciado. Como indica o seu nome, ele é feito no formato espiral, e por isso é recomendado para escadas, rampas ou patamares que tenham esta característica
Material de um corrimão guarda-corpo
O material do guarda-corpo varia com algumas características. Em geral, no entanto, os modelos com maior durabilidade e beleza são de materiais específicos.
Neste caso, utilizam-se compostos de vidro ou metálicas, especialmente o aço inoxidável. Isto garante a segurança da estrutura, que deve apresentar um peitoril sempre.
O aço inoxidável é seguro e prático de diversas maneiras. O custo-benefício é o ideal, conciliando durabilidade, facilidade de limpeza, beleza e segurança.
Gostou de aprender sobre a funcionalidade destas estruturas? Para comprar o corrimão guarda-corpo ideal para o seu projeto, clique aqui e consulte nossos modelos na Oficinox!