O expurgo hospitalar é um equipamento indispensável em qualquer ambiente da saúde. Ele deve ficar localizado nas salas destinadas ao descarte e à descontaminação, as quais devem existir nestes locais.
Neste sentido, até mesmo os órgãos governamentais regulam a respeito de como deve ser o expurgo para hospitais. Para saber, então, como deve ser isso, qual é a importância deste equipamento e quais são as suas vantagens, continue lendo!
O que é o expurgo hospitalar
De forma resumida, o expurgo hospitalar é um equipamento em que são descartados resíduos. Assim, ele é posto nestes ambientes com o intuito de promover a segurança tanto dos trabalhadores locais quanto dos pacientes.
Ou seja, ter um destes equipamentos é de fundamental importância para qualquer ambiente da saúde. Isto porque ele garante que sejam diminuídos os índices de contaminação, concentrando todos os materiais contaminados num só local.
Desta forma, este tipo de equipamento é mais comum nos ambientes hospitalares do que em qualquer outro local. Só que, ainda assim, engana-se quem pensa que o expurgo hospitalar é utilizado somente em hospitais.
Veja, então, onde ele pode ser introduzido de modo a gerar uma maior segurança sanitária:
- Hospitais e clínicas de saúde
- Clínicas veterinárias
- Centros de pesquisa
- Clínicas odontológicas
- Laboratórios
Ou seja, em qualquer local em que haja materiais potencialmente contaminantes, este equipamento é válido e útil. É nele em que são despejados materiais, líquidos e secreções que podem apresentar risco – tanto com relação a humanos quanto com animais.
Neste caso, aliás, quem o torna elemento obrigatório é até mesmo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isto pode ser visto, por exemplo, na sua Resolução-RDC Nº 50, de 21 de fevereiro de 2002.
Ela determina, então, que ambientes da saúde devem ter uma sala destinada a expurgo. Isto é fundamental, até mesmo porque estes materiais e secreções contaminadas não podem, de forma alguma, serem despejadas no lixo comum.
Por que é importante em hospitais
Pois bem, como já falei até aqui, o expurgo hospitalar é um elemento indispensável destes ambientes. Isso pode ser visto inclusive com a resolução da Anvisa, que regula a respeito deste tema.
Disso, então, vem a importância do uso do expurgo para hospital. Afinal de contas, se ele não fosse fundamental, não seria obrigatório, certo?
Como também já mencionei, é nele em que são despejados materiais com potencial de contaminação. Ou seja, ele faz com que haja uma diminuição de agentes patogênicos no ambiente que possam gerar mais enfermidades.
Assim, eles são importantes na assepsia do local. Isto é pensado inclusive no material, de fácil higienização (aço inoxidável), e na forma com que ele é feito (com superfície não porosa).
Isto significa, em síntese, que este equipamento hospitalar serve para aumentar a segurança e reduzir riscos de contágio. Dessa maneira, escolher o produto certo, que siga as normas da Anvisa, é de grande importância.
Quais são as vantagens?
Para finalizar, então, quais são as vantagens do expurgo hospitalar em aço inox? Algumas delas já estão presentes no texto de forma implícita, mas é possível ainda ressaltar outras mais. Veja:
- Resiste à ferrugem
- Resiste a variações de temperatura, como excesso de calor
- É fácil, rápido e prático para limpar e realizar a assepsia
- É um material menos propenso a manchar
- Tem uma grande durabilidade
- Possui elevado custo-benefício
Neste sentido, busque sempre garantir que o produto que você está comprando respeita as normas das agências sanitárias, como a Anvisa. Somente dessa maneira você terá a certeza de estar adquirindo o equipamento ideal e que corresponde a estas vantagens.
Para isso, venha conhecer o expurgo hospitalar da Oficinox! Clique aqui e entre em contato!