Aço Inox 304 Na Indústria Química E Farmacêutica

O aço inoxidável é um metal incrível que transformou quase todas as indústrias desde seu desenvolvimento. Da indústria médica à aeroespacial, o metal revolucionou e impulsionou os avanços tecnológicos e tornou muitas conquistas possíveis.

O uso de recipientes fabricados em aço inoxidável traz uma série de vantagens e torna o processo de produção muito mais fácil e econômico. É mais comum ver recipientes de aço inoxidável sendo usados ​​em instalações de processamento de produtos químicos, alimentos e bebidas, médicos e farmacêuticos, onde controles rígidos de qualidade e higiene são de extrema importância para evitar qualquer contaminação.

No decorrer desse artigo vamos mostrar alguns pontos do uso do aço inox 304 nas indústrias químicas e farmacêuticas para uma visão mais ampla.

Indústria química

Uma categoria popular de produção, que geralmente não recebe tanta atenção quanto às outras quando se trata de aço inoxidável é a indústria química.

 

Aço Inox 304 Na Indústria Química E Farmacêutica

A verdade é que, devido aos materiais perigosos que são comuns nessas indústrias, os metais comuns, incluindo o aço carbono, são incapazes de suportar a exposição constante que enfrentariam. Sem uma alternativa barata e sustentável que tenha durabilidade para resistir a produtos químicos altamente tóxicos e líquidos corrosivos, os custos de fabricação seriam exorbitantes. Felizmente, as ligas de aço inoxidável 304 e mais algumas oferecem a solução perfeita.

Ambientes corrosivos 

O aço inoxidável tem uma série de vantagens sobre o aço carbono (e a maioria dos outros metais) que o tornam a escolha ideal ao trabalhar com substâncias altamente corrosivas. Em primeiro lugar está a tremenda resistência à corrosão do metal, que é a origem do nome do metal. Embora não seja verdadeiramente inoxidável, mesmo as ligas de aço inoxidável mais básicas têm uma capacidade notável de resistir aos elementos e manter seu brilho.

Isso se deve à composição química do metal. Ao contrário do aço carbono, que enferruja facilmente mesmo com uma exposição mínima ao oxigênio e à água, o aço inoxidável 304 possui uma película superficial microscópicamente fina composta de óxido de cromo. 

A chave para este processo é o cromo, o ingrediente integral do aço inoxidável, que permite que o metal seja utilizado nessa industrtia. Esta é uma reação entre o oxigênio e a superfície do metal que forma a película protetora para evitar a corrosão. 

Além de sua capacidade de resistir à corrosão padrão, o aço inoxidável 304 também oferece proteção contra outros tipos de corrosão, como corrosão sob tensão e corrosão galvânica. Certas ligas ainda oferecem a capacidade de resistir em ambientes marinhos, uma consideração importante na indústria de petróleo e gás, que está frequentemente envolvida em perfuração em alto mar.

O aço inoxidável 304 possui uma série de outros atributos positivos que permitem sua existência em um ambiente abrasivo. Em primeiro lugar, o aço inoxidável 304 exibe a mesma, ou até maior, relação resistência / peso que o aço carbono tradicional. Na verdade, o aço inoxidável 304 normalmente tem uma resistência à tração mais alta do que os aços macios. Essa resistência se estende a altas temperaturas, especialmente com ligas que contêm silício. No outro extremo da escala de temperatura, o aço inoxidável também oferece resistência criogênica decente.

Outro benefício do aço inoxidável é sua capacidade de ser trabalhado a frio. Quando processadas dessa forma, várias ligas podem receber um aumento ainda maior em sua resistência. Combine isso com a alta ductilidade das ligas austeníticas e você terá um metal muito versátil e altamente durável que está entre os mais fortes disponíveis no mercado a um preço razoável.

Resistência e durabilidade são atributos críticos ao lidar com materiais tóxicos das indústrias químicas, especialmente em ambientes naturais frágeis. Uma falha material inesperada pode ser custosa e devastadora.

Sua utilização na indústria química

As empresas químicas também devem lidar com o armazenamento e transporte de materiais cáusticos onde a segurança e a durabilidade são fundamentais. Toda fábrica de produtos químicos provavelmente terá ácidos e oxidantes perigosos que podem ser extremamente prejudiciais aos metais comuns. Isso sem falar dos materiais de limpeza, como a lavagem com água sanitária, que serão usados ​​no dia a dia.

 

Aço Inox 304 Na Indústria Química E Farmacêutica

É por isso que o aço inoxidável 304 é tão frequentemente usado em tanques de armazenamento de produtos químicos, bombas, tubulações e, especialmente, na combinação de filtro e tubo sem costura.

Indústrias farmacêuticas

O aço 304 inoxidável é inovador e permite às empresas produzir os melhores produtos farmacêuticos.

O aço inoxidável é usado para produtos que devem ser resistentes à corrosão. O cromo produz uma fina camada de óxido na superfície do aço, conhecida como ‘camada passiva’. Isso evita qualquer corrosão adicional da superfície.

Além de ser altamente resistente à corrosão, existem muitos outros benefícios do uso de aço inoxidável 304 na indústria farmacêutica, tais como:

  • resistência ao fogo e ao calor
  • resistência ao impacto, mesmo em variações extremas de temperatura
  • facilidade de manutenção e limpeza
  • sua superfície higiênica, não porosa
  • sua aparência estética,
  • sua durabilidade, tornando-o a escolha menos dispendiosa quando se trata de uma comparação de custo do ciclo de vida.

Quais são os benefícios do aço inoxidável 304 para a indústria farmacêutica?

Ano após ano, a popularidade do aço inoxidável continua a crescer na indústria farmacêutica. A principal razão para isso é que ele se encaixa nos critérios estabelecidos na indústria para os requisitos de produtos específicos.

Devido à sua superfície não porosa, que pode ser facilmente limpo, bem como sua alta resistência à corrosão, mesmo em altas pressões e temperaturas, o aço inoxidável é particularmente vantajoso para o mercado farmacêutico, onde é necessário um rígido controle de higiene.

Existem principalmente quatro tipos de aço inoxidável usados ​​na fabricação de equipamentos farmacêuticos: 304, 304L, 316 e 316L; 

Veja agora alguns dos diferentes tipos de produtos farmacêuticos em aço inoxidável:

Vasos Assépticos

São vasos de alta qualidade que facilitam a esterilização dos vasos após o manuseio de cada lote e antes do processamento do lote seguinte, eliminando assim o risco de crescimento bacteriano. Usado nos setores Farmacêutico, Químico e Biotecnológico, frequentemente para manusear pomadas, medicamentos ou alimentos / bebidas.

Bio-reatores

Os biorreatores manipulam lotes de materiais ácidos e altamente corrosivos, como produtos químicos no setor químico e farmacêutico. Cada embarcação é projetada de forma personalizada, dependendo da necessidade de manuseio, localização e outros critérios-chave.

Tanques de armazenamento de água deionizada

Removendo impurezas e produzindo água deionizada, esses tanques de aço inoxidável garantem o máximo de serviço e alta qualidade para o usuário.

Vasos de fermentação

Padrões de alta qualidade e higiene para nossos tanques de fermentação personalizados. 

Tanques de retenção

Para um armazenamento seguro e adequado, as empresas químicas e farmacêuticas utilizam para projetar e produzir seus recipientes de contenção. 

Concha e Tubos

Controles de temperatura precisos e aquecimento eficiente de energia dos materiais são essenciais. Conchas e tubos são geralmente construídos para lidar com medicamentos, pomadas e misturas químicas.

Os muitos valores exclusivos fornecidos pelo aço inoxidável o tornam um candidato poderoso na seleção de materiais para as indústrias química e farmacêutica, e como podemos observar, o aço inox 304 é de suma importância para o andamento de todo tipo de produção em nosso país.

Deixe um comentário

três × 1 =