Não é novidade para ninguém que o ambiente hospitalar precisa de uma assepsia extrema. Para estes e outros motivos, o aço inox cirúrgico é muito eficaz. Por isso, é uma das escolhas mais utilizadas.
O que faz desse material ser tão indicado é a sua composição e as suas características. Quer saber quais são? Então continue lendo!
O que é o aço inox cirúrgico
Na verdade, existem alguns tipos específicos de aço inoxidável. Entre essas categorias, uma delas ficou conhecida popularmente como “aço inox cirúrgico”, exatamente pela forma pela qual é usado.
Como indica o nome, aliás, o aço inox cirúrgico é considerado o ideal quando o assunto é o de ambientes hospitalares. Neste caso, é este o motivo pelo qual é o escolhido em laboratórios, clínicas, consultórios, hospitais, etc.
Todos estes locais, sem exceções, possuem a necessidade de uma higiene rigorosa, com grande assepsia, para evitar contaminações. Além disso, possuem a necessidade de ter materiais que sejam fáceis e eficazes na limpeza.
Tudo isso aponta para o aço inox cirúrgico como uma das melhores alternativas disponíveis. Então, ele é o mais utilizado quando o assunto é aço inox hospitalar.
Composição
Normalmente, o que é conhecido como aço inox cirúrgico é o aço 316L, da categoria dos austeníticos. Embora o aço inoxidável seja um só, como falei antes existem diferentes tipos. Estes tipos variam na sua composição, de modo que cada um possui características próprias.
Em geral, os aços inoxidáveis do tipo austenítico podem ser utilizados para várias serventias, e não apenas como aço inox cirúrgico. Isto porque eles possuem uma grande durabilidade, são extremamente resistentes e fáceis de soldar.
No caso do 316L, que é um dos austeníticos, sua composição contém características próprias. Ele possui pouco carbono (até 0,3%), de 2 a 3% de molibdênio, de 7 a 20% de níquel e um pouco mais de cromo (de 17 a 25%).
Um dos destaques, então, vai para o cromo. É ele quem forma uma camada fina por cima do aço, tornando-o inoxidável e com todas as suas características. Assim, é ele quem protege estes componentes de problemas como a corrosão.
Inclusive, até mesmo o fato de ter uma menor porcentagem de carbono também significa menos corrosão. Por alguns desses motivos, este tipo de aço inoxidável é igualmente bastante utilizado na indústria alimentícia.
Principais características
Como falei acima, o aço inox cirúrgico possui uma composição bastante específica, que é o que garante as suas características. Saiba, então, que cada tipo de aço inox varia um pouco com relação às suas principais qualidades.
Neste caso, o aço inox cirúrgico se destaca por ser extremamente resistente. Como mencionei antes, isto significa um menor índice de corrosão. Assim, ele resiste a muitos tipos de ácidos, de forma que também é bastante utilizado por indústrias químicas e laboratórios.
Além disso, porém, ele é muito forte contra choques mecânicos também. Inclusive contra arranhões, o que poderia ser um perigo em ambientes com bisturis e outros instrumentos perfurocortantes.
De modo complementar, este tipo de aço inoxidável possui uma superfície que não é porosa. Este fato é bem visto por conta da capacidade de limpeza que oferece, impedindo o acúmulo de micro-organismos, como vírus, bactérias e fungos.
Mesmo produtos que tenham odor, sabor e composição mantém as suas características originais inalteráveis ao entrar em contato com o aço inoxidável. Desse modo, é outro ponto favorável.
Portanto, se você está procurando produtos com aço inox cirúrgico para ambientes que exigem estas características, está no caminho certo.
Para isso, venha falar com a Oficinox! Temos as melhores soluções em produtos deste tipo. Clique aqui e faça o seu orçamento!