Cubas para cozinhas:

Saiba Quais São Os Tipos de Aços Inox e Para Que Servem

Utilizar equipamentos em aços inox é sempre uma vantagem em função da durabilidade, da resistência e da facilidade de higienização deste material. Até mesmo por isso, eles são tão comuns em indústrias, hospitais, restaurantes e até nas casas, de forma geral.

Você sabia, porém, que existem tipos diferentes de aços inox? Ainda que seja feito de uma liga com alguns materiais, ser “aço inoxidável” não significa sempre a mesma coisa. Para entender melhor, continue lendo!

Sobre os aços inox

Pois bem, existem muitos benefícios relacionados à aplicação dos aços inox. Entre eles, estão a grande durabilidade, a resistência a temperaturas extremas e a alguns agentes químicos, a resistência ao impacto, entre outros.

De forma geral, no entanto, este material é feito a partir de uma liga com uma série de metais. Ele é, então, uma liga metálica, a qual possui uma mistura de pelo menos 10,5% de cromo com ferro. Isso é o que traz as suas principais características.

 

tipos de aço inox

Portanto, o aço inox, de forma geral, possui uma espécie de película invisível de cromo, que é o que oferece proteção. Ela é extremamente potente contra corrosões, por exemplo.

Ainda assim, existem diferenças no processo de fabricação, que podem levar à constituição de uma série de tipos de aços inox. Uma classificação mais resumida, como a feita abaixo, os categoriza em cinco diferentes grupos:

  • Austenítico
  • Duplex
  • Endurecíveis por precipitação (PH)
  • Ferrítico
  • Martensíticos

As categorias de aços inox

Agora que você já sabe mais sobre o que é este material e que existem tipos diferentes de aços inox, vou falar um pouco mais de cada um deles. Veja:

Aços inox austeníticos

Esta categoria pode contemplar uma série de ligas e modos de utilização. Isto porque são muito resistentes e duráveis, sendo fáceis até mesmo para soldar. Isto ocorre em função da sua composição, que deve ter de 7 a 20% de níquel e de 17 a 25% de cromo.

Aço inoxidável duplex

Este tipo combina tanto a microestrutura austenítica quanto a ferrítica, que veremos mais adiante. Ela é extremamente resistente à corrosão e tem uma resistência mecânica superior à maioria das outras estruturas de aço inoxidável.

Aço inox PH

De forma geral, os aços inox endurecíveis por precipitação são considerados os melhores em resistência mecânica. Eles costumam conter de 17 a 25% de ferro-cromo, de 4 a 8% de níquel, de 0 a 2% de molibdênio e uma matriz de baixo carbono, martensítica.

Aços inox ferríticos

A categoria dos aços inox ferríticos é a que mais é utilizada na fabricação de produtos inoxidáveis de utensílio doméstico. Isto porque não contêm níquel, o que torna a fabricação consideravelmente mais barata – bem como o valor final.

Neste caso, a liga ferrítica tem de 11 a 20% de cromo, além de estabilizantes como nióbio e silício e menos de 0,01% de carbono. Eles podem ser soldados e conformados com certa facilidade. Também possuem alta resistência a temperaturas.

Aços inoxidáveis martensíticos

Assim como o anterior, possuem menos de 0,01% de carbono. Além disso, contém de 12 a 18% de cromo, 2 a 4% de níquel, entre outras características. Eles são muito usados para a fabricação de peças de cutelaria.

Como escolher o tipo certo?

tipos de aço inox

Como demonstramos ao longo do texto, existem similaridades e diferenças entre os tipos de aços inox. Então, como escolher o material certo para as suas necessidades?

Na verdade, como você deve ter notado, cada material é produzido visando aplicações específicas. Portanto, tudo depende do uso que você deseja dar à peça que comprar. Até porque existem várias subclassificações dentro destas categorias que apresenteamos resumidamente.

Então, para saber qual é o melhor, você necessita do apoio de quem mais sabe sobre aço inox. Portanto, se você precisa de peças em aço inoxidável, entre em contato conosco, basta clicar aqui!

Deixe um comentário